PERFUMES

Como escolher o perfume adequado para meu tipo de pele

  • Publicado em

Blogueira (Perfume na Pele), consultora e colecionadora de perfumes.

Vote no Post

Este post me fez:

Como escolher o perfume adequado para meu tipo de pele

Dicas para você escolher o perfume mais adequado para seu tipo de pele

Existem mitos e mitos sobre a relação do perfume com a pele e vice e versa. E a maioria destes mitos são contraditórios!

Mas então, será mesmo que um perfume muda dependendo do tipo de pele?

Por que dizem que peles morenas e negras mantém um perfume por mais tempo?

Existe o tipo de perfume ideal para o meu tipo de pele?

Por que o mesmo perfume fica ótimo na minha irmã e em mim não?

Por que depois de ter meu bebê meus perfumes passaram a ficar horríveis na minha pele?

Estas e outras perguntas povoam as cabecinhas dos amantes de perfumes.

skin types quiz Como escolher o perfume adequado para meu tipo de pele

Basicamente, o perfume não muda (embora evolua conforme suas fases), mas o aroma natural da sua pele, se soma ao do perfume, criando n combinações possíveis. Por isso sua alimentação, seu equilíbrio hormonal, seu nível de stress, alterações de temperatura corporal, se você fuma ou bebe álcool, está tomando medicamentos, fazem tanta diferença e podem “arruinar” seu perfume querido ou pelo contrário, transformá-lo na “Poção de Amor Número 5!”

Até o sabonete que você usa, mesmo que seja sem perfume, pode alterar o Ph da sua pele e mudar o cheiro dela (e conseqüentemente o resultado do perfume que você usar)!

 

get 14 Como escolher o perfume adequado para meu tipo de pele

Do mesmo modo, a hidratação da sua pele tem relação direta com a duração do perfume e não com a tonalidade dela: uma pele mais hidratada ou mesmo oleosa “absorve” melhor a parte oleosa do perfume, enquanto peles secas ou ressecadas facilitam com que o excipiente alcoólico – que faz a fragrância “acontecer” – evoluindo mais rápido e levando seu precioso perfume embora mais cedo…

Hidrate sua pele, de preferência com hidratantes com a mesma fragrância do seu perfume, para que ele dure mais.

perfume z Como escolher o perfume adequado para meu tipo de pele

dicas

Agora, algumas dicas rápidas pra você identificar fragrâncias que não brigam com sua pele, e aproveitar e harmonizar melhor o seu ‘cheirinho exclusivo’ com seu perfume!

Sua pele realça demais aromas com baunilha, almíscar, fava tonka, frutas exóticas? Para não ficar ‘over’, invista nos perfumes frescos, sejam verdes, florais ou amadeirados. Provavelmente sua temperatura é elevada e sua pele mais oleosa que o normal. Vale a pena experimentar cítricos também.

JLo Glow sepha 300x300 Como escolher o perfume adequado para meu tipo de pele lancome o d azur sepha  300x300 Como escolher o perfume adequado para meu tipo de pele
Jennifer Lopez Glow Lancôme Ô D’Azur

.

Se sua pele é mais seca naturalmente, além de hidratá-la, vale a pena experimentar mais perfumes intensos e encorpados que vão permanecer mais tempo, como orientais mais quentes, florais ou frutais sensuais e gourmant. Você vai perceber que perfumes aquáticos e verdes não vão bem com sua química, normalmente.

ange demon sepha 300x300 Como escolher o perfume adequado para meu tipo de pele ricci dancing ribbon sepha 300x300 Como escolher o perfume adequado para meu tipo de pele
Givenchy Ange ou Démon Nina Ricci Ricci Ricci Dancing Ribbon

.

Se você está grávida ou amamentando, deve ter percebido que sua pele não reage igual aos perfumes que você tanto gosta. Evite perfumes nesta fase, mas se precisar usá-los em ocasiões especiais, tente os frutais mais leves e docinhos e evite os amadeirados e cítricos.

leau dissey sepha 300x300 Como escolher o perfume adequado para meu tipo de pele ck beauty 300x300 Como escolher o perfume adequado para meu tipo de pele
Issey Miyake L’Eau d’Issey Calvin Klein Beauty

.

Pessoas que fumam também têm dificuldades com certos perfumes. Evite: os florais, os frutais, aquáticos e marinhos, e os muito doces, que brigam com sua pele. Orientais amadeirados, ambarados quentes, e cítricos vibrantes são uma boa pedida.

dior dolce vita sepha 300x300 Como escolher o perfume adequado para meu tipo de pele biotherm eau denergie sepha 300x300 Como escolher o perfume adequado para meu tipo de pele
Dior Dolce Vita Biotherm Eau d’Energie

.

Nada disso impede que você use o que você gosta, independente do que a sua pele favorece. Seja livre!

Mais uma coisinha: não se esqueça de que perfumes tem excipiente em álcool, portanto, ressecam sua pele. E cabelos. Sabemos que é tentador, mas não use perfumes comuns nos cabelos! Aliás, já existem perfumes especiais para cabelos, vale à pena experimentar!

Para pele e perfumes perfeitos, hidrate, escolha o perfume com carinho e fique atenta ao que seu corpo e pele dizem. E aproveite tudo de bom que seu perfume tem para oferecer.

 

 

 

 

  • Publicado em 25 de outubro de 2011

Comente

deixe seu comentário




Current ye@r *


Current ye@r *

  • Maravilhoso post. depois de ler isso…nunca mais erro na escolha do perfume.

  • Adorei! Publicação compacta e bastante elucidativa. Para nós, apaixonadas por perfumes…Excelentes dicas!

  • Adorei! Publicação compacta e bastante elucidativa. Para nós, apaixonadas por perfume, ótimas dicas!

  • Achei interessante o comentario sobre a acao dos perfumes sobre as peles e os niveis de stress,e temperatura corporal, etc…. valeu muito, normalmente tenho uma temperatura baixa, muito frio……entao os mais quentes devem ficar bom em mim……
    obrigado.

  • Tenho tudo à ver com o primeiro comentário e estou adorando o Ô D'Azur.
    Quando quero "arrasar" uso o hidratante corporal e o eau de parfum
    J'Adore. O aroma tem que harmonizar com o nosso ser, nosso momento.
    Antes de dormir uma lavandinha ou alfazma "cai" tão bem!!!!

  • Creio que o conteúdo dessa matéria seja o mais completo que já li. Embora tendo conhecimento de que a mesma fragância muda de pessoa para pessoa, o comentário é excelente. Vou ficar mais atenta.

  • luciana hortencio

    Amei as dica, pois minha pele não mantém o perfume já experimentei vááááááários e estou frustrada, minha pele é negra e contraria a história de que por ser oleosa absorve cheiro por mais tempo dessa vez resolvi experimentar a colônia spray do Tommy Hilfiger vamos ver se dessa vez eu me encontro.

  • Adorei , estou fazendo uma pesquisa sobre perfume e foi muito útil essa pagina.

  • Muito bom, antes eu pensava que o perfume mudava por causa de ter sido aberto. Cuido com carinho da minha coleção, mantenho as embalagens… mas, não sabia que quem mudava de verdade era eu. Valeu as dicas!