PERFUMES

Delícia gourmand – 1° Parte

  • Publicado em

Blogueira (Perfume na Pele), consultora e colecionadora de perfumes.

Vote no Post

Este post me fez:

Delícia gourmand – 1° Parte

Os perfumes gourmand são de dar água na boca, remetem à lúxuria das sobremesas e confeitos

Não há dúvidas: o aroma sensual, saboroso, instigante e doce dos gourmand está entre os preferidos atualmente e pouco a pouco todos se rendem às delícias das fragrâncias que combinam, entre seus acordes, estas notas perfeitas que nos remetem à lúxuria das sobremesas e confeitos.

A maioria dos especialistas concorda que esta tendência olfativa começou com Angel, de Thierry Mugler, que em 1992 resolveu ousar e pela primeira vez trouxe de maneira tão nítida a nota do chocolate em um perfume. Todos sabem do sucesso estrondoso de Angel, e este “gostinho de quero mais” logo contaminou o mercado. Hoje em dia é difícil que um perfume não leve em consideração este nosso fascínio por fragrâncias com uma reminiscência às doçuras da vida.

.

Dior Hypnotic Poison EDT Nina Ricci Nina EDT  M. Carey Lollipop Bling Mine Again

 .

Os gourmand não são exatamente uma família olfativa reconhecida nos meios mais tradicionais, mas isto não inibe nosso amor por eles! Vale dizer que, por isso, é possível que muitos dos perfumes que podem se enquadrar na categoria gourmand são normalmente rotulados por outras famílias olfativas. Fique de olho nas “notas e acordes chave” para identificar um potencial gourmant; só ter baunilha não basta, tem que dar vontade de comer, beber e devorar!

 .

Van Cleef & Arpels Oriens EDP Prada Candy EDP Beyonce Heat EDP

.

Originalmente os gourmand nasceram como um nicho pouco distinto dos orientais, pois a baunilha, a fava tonka, mel, e as especiarias como o alcaçuz (licorice) e a canela, clássicos elementos orientais, normalmente são encontradas nos gourmand. Marcadamente a cremosidade exótica, doce-amarga do chocolate também caracteriza os gourmand; é uma das notas mais recorrentes deste estilo olfativo.

 .

Emporio Armani Diamonds EDP Thierry Mugler Angel EDP Dior Addict EDP

 .

Com a evolução e demanda, foram se distanciando aos poucos, conquistando espaço entre os florais. Depois as nuances das amêndoas glaçadas, pralines, macarons, mousses e sorbets… uhmmm é mesmo de dar água na boca, e esta é a intenção!  Adicione a isto, o caramelo, os toffees, e claro, as frutas em calda, carameladas ou cristalizadas… Hoje em dia esta é uma grande tendência, aliás.

 .

Paco Rabanne Black XS For Her EDT Britney Spears Fantasy EDP Nina Ricci Ricci EDP

Esta tendência olfativa costuma criar perfumes opulentos, aditivos e que, indiscutivelmente conferem jovialidade e um ar que mescla a ingenuidade a sensualidade. É verdade! Além disso, uma pesquisa feita com homens diz que eles associam os perfumes com acordes gourmand a mulheres mais jovens!

Update: Confira também a continuação desta matéria em Delícias Gourmand : 2ª Parte !

  • Publicado em 15 de maio de 2012

Comente

deixe seu comentário




Current day month ye@r *


Current day month ye@r *

  • Delícia de reportagem!!!!

  • Gosto de Fantasy (Britney Spears) e pretendo comprá-lo. Porém, comprei o Heat (Beyonce) e não gostei tanto. Aliás, nem o achei tão doce e estranhei encontra-lo nessa classificação. Os outros, não conheço.

    • Comparativamente, o Fantasy, que é um gourmand mais encorpado, é bem mais doce que o Heat. O Heat tem um estilo mais “fruta em calda” enquanto o Fantasy é mais “chocolate branco cremoso”. Ambos com uma tendência gourmand, mas de estilos diferentes. Obrigada por comentar

    • Olá, amo perfumes doces, e quanto aos da Beyoncé, sem dúvidas o melhor (na minha opinião) é o Pulse. Acho uma pena a Shepha não oferecer esse perfume, sou realmente apaixonada pela fragrância.

      Possuo também o Fantasy, Hypnose, 212 Sexy, Hugo Boss Orange (que me enjoa muito), e o Dior Addict na versão rosa que não lembro o nome mas acho que é Sparkle in Pink. Adoro todos, com exceção talvez do Hugo Boss Orange, não sei o que acontece, eu AMO perfume doce, mas acho que ele é muito enjoativo. Não tenho problemas de enjoar do mesmo perfume devido ao uso frequente, se eu gosto não enjoo. Um que não me pareceu muito doce foi o Dior Addict rosinha, bem como a fixação, que em mim não foi boa. Quanto aos demais, só amores!

      Se tiver algum perfume extremamente doce e marcante para indicar, pode me dizer o nome, adoro/sou perfumes doces, só não curti muito o Shalimar, achei o aroma dele talcado (o que não é ruim), mas tem algo no fundo que não me agradou…Beijões e parabéns pela postagem, realmente uma delícia!!!!

  • Opa, ameiii essa resenha já tive e tenho 2 dessa categoria, da Britney e da Beyonce(heat), senti a outra versão Heat Rush, e achei q ele é mais docinho/citrico/frutal, e to com vontade de compra-lo, afinal ele tá com uma promo otima! Quem gosta dos da Britney pode sentir os da Ana Hickman, que pode ser que goste (Dream, Jelly Candy). E ainda tem o I Love NY, da SJP, que é muito gostoso!
    E esse da Mariah fiquei curiosa também. Obrigada!

    • Ótimas sugestões, Zélia. Os perfumes da coleção Lollipop Bling da Mariah Carey são todos gourmand, se é o seu estilo, vai amar todos! Obrigada por comentar!

  • Gosto de todos os perfumes citados aqui! Eu acho o Midnight Fantsy da Britney Spears é o mais doce de todos!Aquele cheirinho de frutas vermelhas que ele tem…Dá vontade de comer! Adorei todas as Materias sobre perfumes que lí neste Blog .Parabens!